Junta de Freguesia de Duas Igrejas

Duas Igrejas é uma freguesia portuguesa do Concelho de Penafiel, com 8,2 km2 de área, 2255 habitantes (2021) e uma densidade populacional de 275 km2. (Ver mais...)

História Sopa Seca (doce típico de Duas Igrejas) PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Sexta, 22 Junho 2012 15:08

A Sopa Seca tem origens humildes e de famílias com parcos recursos económicos, que utilizavam o pão de trigo velho para prepararem uma sobremesa doce que se pudesse enquadrar nas festividades da Senhora do Rosário.


Como arte gastronómica que é, foi chamada de “Sopa Seca”, daí confundir com o nome com a comemoração Litúrgica da Nossa Senhora do Rosário.
E como, normalmente, esta festividade coincide com a época das vindimas, a “Sopa Seca” fica também associado a estas como um “pitéu” único, conferindo-lhe uma importância a nível nacional, uma vez que nada de semelhante existe no país.


Doce à base de pão de trigo velho e água com limão e açúcar, acompanhado de vinho doce, ainda hoje pouco divulgado nos roteiros gastronómicos nacionais, a iguaria típica desta freguesia de Duas Igrejas tem o segredo de ser confessionada em forno de lenha, daí haver quem pense que a Sopa Seca é um caldo. Fica assim a ser conhecida como a sobremesa dos pobres.


Com o andar dos tempos, esta tradição inculcou-se nos hábitos do povo desta freguesia e hoje, com uma confessão mais requintada, constitui o “pitéu gastronómico” apreciado pelas gentes de muitos lugares deste Portugal.

 
child porn

Visitantes em Linha

Temos 1 visitante em linha