Junta de Freguesia de Duas Igrejas

Duas Igrejas é uma freguesia portuguesa do Concelho de Penafiel, com 8,2 km2 de área, 2255 habitantes (2021) e uma densidade populacional de 275 km2. (Ver mais...)

Apresentação

Duas Igrejas é uma freguesia portuguesa do Concelho de Penafiel, com 8,2 km2 de área, 2255 habitantes (2021) e uma densidade populacional de 275  km2.

A freguesia de Duas Igrejas fica situada a oriente da cidade de Penafiel, apenas a 2,7 km, ocupando uma área de cerca de 8 km2.

Tem como padroeiro Santo Adrião. No passado, teve um estatuto de Reitoria da apresentação da Mitra e Comanda da Ordem de Cristo.

O acontecimento festivo mais importante é a festa de Nossa Senhora do Rosário, que se realiza todos os anos no primeiro Domingo de Outubro, e é também denominada por “Festa da Sopa Seca”.

A Festa do Santíssimo Sacramento, em data móvel, mas sempre entre Julho ou Agosto, tem se verificado que nos últimos anos a festa tem sido realizada no segundo domingo de Julho.

Mais recentemente, comemora-se o dia de S. Pedro a 29 de Junho, quando se iniciou a festividade realizava-se também um pequeno arraial para a população, nos últimos anos temos assistido só à cerimonio religiosa com uma pequena procissão apenas para simbolizar a data perante a igreja.

Visitantes em Linha

Temos 1 visitante em linha